Os jogadores do Athletic Club celebram um gol no novo estádio San Mamés.

O Athletic Club celebra um gol no estádio San Mamés.

O Barça fará a sua estreia no novo estádio San Mamés neste domingo. A nova 'Catedral' do Athletic de Bilbao está situada ao lado do terreno do antigo estádio e se transformou num forte intransponível para equipe comandada pelo técnico Ernesto Valverde. Junto ao Camp Nou e ao Vicente Calderón, é um dos três estádios que ainda não sofreram nenhuma derrota na atual Liga Espanhola. 

Em seis jogos em casa, o Athletic soma 4 vitórias e 2 empates. Vale lembrar que o Athletic disputou o primeiro jogo do Campeonato Espanhol como local no estádio Anoeta - da Real Sociedad, por causa das obras no seu estádio. 

Cinco viradas em seis jogos

O primeiro jogo dos 'Leões' no novo San Mamés só ocorreu na quarta rodada e acabou com uma vitória contra o Celta (3-2). Depois disso, ficou claro que o novo cenário conservou a magia do velho estádio. Isso porque nos cinco jogos seguintes em casa, o Athletic teve a necessidade de virar um placar adverso, conseguindo três vitórias e dois empates. Até agora, as únicas equipes que levaram algum ponto dali foram o Valência (1-1) e o Elche (2-2).

Essas estatísticas no novo San Mamés permitiram ao clube basco completar o melhor início de Liga da última década. O Athletic ocupa a quinta colocação do campeonato, a um ponto dos postos de acesso à Liga dos Campeões.