El 68% dels jugadors del primer equip han passat per les categories inferiors del Barça

O modelo esportivo do FC Barcelona inclui a aposta por gente da casa. Uma aposta cada vez mais forte e que se reflete cada ano no elenco do time principal do FCB. O aumento de jogadores formados na casa que triunfam no Camp Nou é cada vez maior e o elenco do Barça 2013/14 é o melhor exemplo disso.

Um total de 17 jogadores dos 25 que formam o elenco principal passaram por algum dos times das categorias de base do Barça. Esta proporção supõe um 68% do total de jogadores que começaram a temporada com o grupo comandado por Gerardp 'Tata' Martino. É o número mais alto desde que essa aposta ganhou força total, com a chegada de Pep Guardiola e Tito Vilanova ao comando técnico da equipe.

A presença da base só aumenta

Na temporada 2008/09 o técnico Pep Guardiola e seu auxiliar Tito Vilanova assumiram o comando técnico do Barça depois de conseguir que o Barça B subisse da Terceira Divisão para a Segunda Divisão B do futebol espanhol. Naquele ano, 11 dos 24 jogadores que começaram a temporada com o time principal tinham sido formados no próprio clube (quase um 46%). No ano seguinte a presença foi menor em números absolutos, mas num elenco mais curto supôs uma porcentagem mais alta. Dos 21 jogadores do time, 11 eram da casa, um total de 47%.

No verão de 2011 se incorporaram Thiago Alcántara e Isaac Cuenca e pasaram a ser 12 jogadores da base no time principal

Uma temporada mais tarde, o Barça voltou a contar com 11 'pratas-da-casa' num total de 21 jogadores, com a novidade de Andreu Fontàs. Na 2011/12, Jeffren saiu da clube, mas ao mesmo tempo se incorporaram ao elenco principal os atletas Thiago Alcántara e Isaac Cuenca. Com 12 atletas de um total de 21, os jogadores formados na casa representavam desta vez 57% do elenco.

Os números disparam

A mudança de treinador foi o assunto de maior destaque do verão de 2012. Tito Vilanova assumiu o comando técnico do clube após a saída de Guardiola e com ele se incorporaram ao time principal jogadores como Jonathan dos Santos, Bartra e Montoya. Mais três jogadores formados nas categorias de base que elevavam o número de atletas 'caseiros' a um total de 63%. Durante esta temporada inclusive ocorreu um feito inédito: 11 jogadores formados no Barça jogaram uma partida oficial. Aconteceu contra o Levante, no estádio Cidade de Valência. Uma lesão de Alves e a sua substituição por Montoya proporcionaram o feito inédito em novembro de 2012.

No dia 25 de novembro de 2012 jogaram onze jogadores formados no Barça: Valdés, Montoya, Piqué, Puyol, Alba, Sergio, Xavi, Iniesta, Cesc, Pedro e Messi

Neste verão, entretanto, todos os recordes foram superados.Com um elenco mais amplo, com 25 jogadores, um total de 68% dos jogadores passaram pelas categorias de base. Ou seja, 17 dos 25. As novidades foram Sergi Roberto e Oier, enquanto Cuenca voltou do seu empréstimo ao Ajax.

Xavi Hernández, 23 anos no clube

O jogador que leva mais tempo no FC Barcelona é Xavi Hernández, que iniciou sua trajetória no clube aos 10 anos. Agora, com 33, soma 15 anos como jogador do time principal. Como curiosidade, vale lembrar que Xavi se incorporou às categorias de base do Barça no mesmo ano que nasciam outros atletas como Cristian Tello, Isaac Cuenca, Marc Bartra ou Martín Montoya.

Xavi leva 23 anos no Barça, onde começou com apenas 10 anos. Recentemente, completou 15 anos como profissional do clube

O segundo jogador com mais temporadas no Barça é Carles Puyol. O capitão iniciou sua etapa azul-grená há 18 anos e já leva 14 anos no time principal após estreiar sob a ordens de Louis Van Gaal.

Sergi Roberto, o 'novato'

O jogador do elenco que menos tempo leva no FC Barcelona é um dos que acabam de incorporar-se ao time principal. Sergi Roberto chegou ao Barça há sete anos e, após quatro temporadas no Barça B, conseguiu o seu espaço no elenco de estrelas do Barça através do técnico Tata Martino.

Os 17 da casa no time principal do FCB

Víctor Valdés
Martín Montoya
Gerard Piqué
Cesc Fàbregas
Carles Puyol
Xavi Hernández
Pedro Rodríguez
Andrés Iniesta
Leo Messi
Jonathan Dos Santos
Marc Bartra
Sergio Busquets
Jordi Alba
Cristian Tello
Isaac Cuenca
Sergi Roberto
Oier Olazábal