fcb.portal.reset.password
Neymar celebrando o golaço marcado contra o Rayo.

Neymar celebrando o golaço marcado contra o Rayo Vallecano, no último sábado. / FOTO: MIGUEL RUÍZ - FCB

Neymar Jr. ofereceu uma entrevista exclusiva ao site Fifa.com onde falou abertamente sobre a Seleção Brasileira, a sua relação com o craque Leo Messi e também sobre a sua nova etapa no FC Barcelona. O atacante do Barça de 22 anos sabe da importância que tem para o seu país e também já se transformou numa peça fundamental no esquema do técnico Tata Martino. Confira quais são as perspectivas do jogador para essa temporada. 

Seleção Brasileira

O principal craque do futebol brasileiro na atualidade se mostrou confiante com relação ao desempenho do Brasil na próxima Copa do Mundo. Ao ser questionado sobre o que ele imagina para 2014, respondeu, sorridente: "Serei campeão da Copa do Mundo". Neymar Jr. sabe que possui um papel importante na equipe, mas também destacou a união do grupo ao mandar uma mensagem para a torcida brasileira. "Que ela tenha a certeza que vai contar com 23 guerreiros lutando pelo sonho de um país. Espero que ela nos motive até fim, porque vamos nos esforçar por ela também". 

Sobre a oportunidade de jogar a sua primeira Copa e, em casa, afirmou: "É uma oportunidade única. Também estamos felizes por saber que outras pessoas conhecerão nossa cultura. Sei que o Brasil abrirá as suas portas ao mundo". O atacante também comentou sobre o que mudou na Seleção com a chegada do técnico Luis Felipe Scolari. "Acho que a equipe criou uma identidade própria. Precisávamos de tempo para treinar e ter um melhor entrosamento. Tivemos isso na Copa das Confederações e deu tudo certo. A união do grupo tanto dentro como fora de campo foi incrível e nos motivou a se esforçar mais pela equipe. Isso nos ajudou a vencer". 

Barça e Leo Messi

Neymar Jr. se adaptou rapidamente ao FC Barcelona e explicou o motivo. "Graças a Deus tive muita sorte, principalmente por ter encontrado um grupo com jogadores que me receberam muito bem. São atletas que ganharam praticamente tudo na vida e ainda seguem com a mesma humildade. É o principal fator para que tudo esteja indo bem".

Na final da Copa das Confederações, contra a Espanha, já era oficial a transferência dele para o Barça. Neymar Jr. comentou que se sentiu observado naquele momento. "Sim, foi diferente jogar uma final contra meus futuros companheiros naquele momento. Hoje, até falamos sobre aquilo, brincamos, mas são brincadeiras que ficam entre nós. Foi uma felicidade enorme ganhar a Copa da Confederações".  

Sobre Leo Messi, um jogador do qual o brasileiro sempre disse maravilhas, revelou. "Ele me surpreendeu muito, inclusive como jogador. Não sabia que era tão bom quando o via pela TV". Apesar disso, sabe que o craque argentino será um rival de peso na próxima Copa. "Sim, até falei com ele sobre uma possível final entre Brasil e Argentina. Mas com o Brasil campeão, claro. Sempre torci por ele e ainda mais agora que conheço. Quero que ele se saia bem em tudo". 

Vida na Catalunha

Após pouco mais de seis meses em Barcelona, Neymar Jr. confessa que mudou muito pouco com relação ao seu período no Santos. "Continuo sendo o mesmo. Apesar de ter ganhado experiência, né? Pelo fato de estar em outro país, outro ambiente e conhecer uma nova cultura. Isso é muito bom". Com relação ao entrosamento com o novo idioma (espanhol), explicou: "Falo um pouco. É bastante parecido com o português, mas um pouquinho mais difícil". 

Neymar Jr. revelou sentir saudades do Brasil. "Sinto falta de casa, dos meus amigos e da minha família". Mas voltou a mostrar entusiasmo com a sua etapa no futebol europeu. "Estou vivendo um sonho de infância, que era jogar num time europeu. E no Barça, um time grande, é uma honra. Gosto da cidade, do clima e das pessoas. É bem parecido com o Brasil. Isso ajuda muito. Tem até praia". O atacante do Barça também revelou que pode caminhar nas ruas sem problemas. "A torcida aqui é calorosa, fanática, como no Santos. Mas posso andar pela rua tranquilo. Algumas pessoas me reconhecem, mas é normal". 

A emoção do hino brasileiro

Neymar Jr também lembrou do momento vivido pela Seleção Brasileira na final da Copa das Confederações contra a Espanha. Naquele dia, a torcida e a equipe protagonizaram uma emocionante sintonia na hora de cantar o hino brasileiro. "Foi fantástico. Tenho certeza que na Copa do Mundo teremos muitos momentos como aquele e muito mais emocionantes". 

Voltar ao início