Luis Aragonés, sentado no banco de reservas do Camp Nou ao lado de Carles Rexach.

Luis Aragonés na sua etapa como técnico culé. / FOTO: ARQUIVO FCB

Luis Aragonés faleceu na manhã deste sábado em Madrid, aos 75 anos. O 'Sábio da Hortaleza' comandou o FC Barcelona a partir da 5ª rodada da temporada 1987/88, substituindo o inglês Terry Venables. Com ele e Carles Rexach como auxiliar-técnico, o Barça acabou a liga daquele ano na 6ª posição e conquistou a Copa do Rei após superar a Real Sociedad na final por 1 a 0. O Camp Nou fará um minuto de silêncio neste sábado, antes do Barça vs Valência, como forma de homenagear Aragonés. 

Seu retorspecto como treinador culé foi de 23 vitórias, 13 empates e 14 derrotas. Aragaonés também foi treinador do Espanyol, Atlético de Madrid, Sevilha, Valência, Betis, Oviedo, Mallorca, Fenerbahçe e a Seleção Espanhola, com a qual ganhou a Eurocpa 2008, disputado na Áustria e Suíça. 

O último grande triunfo de Aragonés

A Eurocopa de 2008 conquistada com a Seleção Espanhola foi o último grande triunfo de Luis Aragonés, mais conhecido como o 'Sábio de Hortaleza'. O culés Carles Puyol, Xavi Hernández e Andrés Iniesta tiveram um papel protagonista naquela competição, a primeira das três grandes - Mundial 2010 e Eurocopa 2012 - que mais tarde seriam vencidas pelos espanhóis.