fcb.portal.reset.password

Luis Enrique, na sua etapa como técnico do Barça B. FOTO: Miguel RUIZ-FCB.

A diretoria do FC Barcelona realizou na tarde desta segunda-feira uma reunião extraordinária onde ficou decidido que o novo treinador do clube nas próximas duas temporadas será Luis Enrique Martínez, de 44 anos de idade. A proposta foi feita pelo diretor esportivo do Barça, Andoni Zubizarreta e foi aceita pelo resto dos dirigentes.

Esta será a terceira etapa de Luis Enrique Martínez no clube azul-grená, após duas passagens com muito êxito como jogador e técnico. Na primeira delas, o asturiano chegou ao Barça em 1996 procedente do Real Madrid. Rapidamente, conquistou o coração dos culés pela sua garra e estilo competitivo. Além disso, se converteu numa peça fundamental da equipe graças a sua polivalência, qualidade técnica e faro goleador.

Nos três primeiros anos no Barça, Luis Enrique conseguiu todos os títulos que possui com a camisa culé. Entre eles, duas Ligas Espanholas, duas Copas do Rei, uma Recopa e uma Supercopa da Europa. No total, jogou oito temporadas no FC Barcelona, onde acumulou 300 partidas oficiais e marcou 109 gols. Além disso, foi o capitão do elenco nas suas duas últimas temporadas (2002/03 e 2003/04). Ao deixar o Barça, decidiu se aposentar como atleta.

Recorde no Barça B

Luis Enrique retomou a sua relação com o FC Barcelona em 2008, mas desta vez como técnico do Barça B, que naquela ocasião se encontrava na Segunda Divisão B do futebol espanhol. No seu primeiro ano, a equipe ficou próxima dos 'playoffs' para subir à Segunda Divisão A.

Mas na temporada seguinte, conseguiu o objetivo sonhado. Além disso, foi o técnico responsável por fazer o Barça B terminar a temporada 2010/11 na terceira posição da Segunda Divisão da Espanha. Sem dúvida, uma façanha histórica.

Apresentação na próxima quarta-feira

Luis Enrique será apresentado como novo técnico do FC Barcelona na próxima quarta-feira. A assinatura do contrato será feita às 12h local, na secretaria do clube. Logo depois será realizada uma entrevista coletiva no Auditório 1899, no Camp Nou.

Voltar ao início