fcb.portal.reset.password

Luis Enrique, durante a sua apresentação. FOTO: GERMÁN PARGA - FCB

Luis Enrique Martínez foi apresentado nesta quarta-feira como novo técnico do FC Barcelona. O ex-jogador do Barça e ex-treinador do Barça B não conseguia ocultar a sua alegria pelo seu regresso ao clube culé. "É um dia muito especial. Começamos a construir um novo Barça", destacou. O Auditório 1899 ficou lotado para a coletiva de apresentação do novo técnico culé, que afirmou não ter medo do desafio. "Não me assusto. Pelo contrário, é um dos dias mais felizes da minha vida."

O asturiano deixou claro qual será o estilo a seguir. "Jogaremos ao ataque, com o mesmo futebol atrativo que encantou milhões de pessoas de todo o mundo. Mas claro que também teremos que defender. Explicarei aos jogadores os meus métodos e espero que eles assimilem", ressaltou. Sobre o que espera da equipe sob o seu comando, declarou: "Espero uma versão atrativa e eficiente."

Com relação ao estilo que utilizará no dia a dia com os seus jogadores, acredita que o melhor é ser tranquilo, mas exigente. "Não creio que eles precisem de um técnico ditador, necessitam de alguém que seja amigo", explicou. "Mas vou ser bastante exigente e os jogadores terão que demonstrar cada dia que merecem jogar. Para competir, o jogador deve treinar bem."

"Um treinador é um líder"

Luis Enrique explicou qual é a opinião dele sobre o papel de um treinador. "O técnico é um líder, deve demonstrar o conhecimento na hora de controlar um grupo, saber lidar com os egos e também motivar." Nesse sentido, ressaltou: "Creio que posso oferecer coisas positivas à equipe e este será meu objetivo."

Durante a sua apresentação, nem Zubizarreta nem Luis Enrique quiseram dar maiores detalhes sobre o elenco do Barça para a temporada 2014/15. "Vamos tentar reforçar todas as posições e a melhor maneira para ser bastante competitivo é montando uma equipe que motive a todos". Sobre subir os craques das categorias de base do clube, um departamento que 'Lucho' conhece muito bem, avisou: "Terão que ganhar a oportunidade, tenho que notar o esforço e a ambição deles."

Voltar ao início