fcb.portal.reset.password

Jordi Alba completa dois anos de Barça / FOTO: MIGUEL RUIZ - FCB

Em 28 de junho de 2012, após acordo entre FC Barcelona e Valencia, Jordi Alba se tornava jogador culé. O lateral nascido na cidade catalã de Hospitalet foi a primeira contratação daquele verão, no qual Tito Vilanova assumia o time principal. Então aos 23 anos, Alba retornava à casa onde se desenvolvera futebolisticamente durante sete anos - entre 1998 e 2005 - antes de passar pelo Cornellà, o Nàstic de Tarragona e o Valencia.

Destaque

Nestes dois anos, o lateral-esquerdo da seleção espanhola disputou 70 partidas, sendo 44 na primeira temporada e apenas 26 na segunda – devido a lesões musculares - e marcou cinco gols. Teve sempre um papel de destaque no time e foi sempre titular, tanto com Tito Vilanova quanto com Gerardo Martino.

Sua estreia ocorreu em 19 de agosto de 2012 no primeiro jogo oficial daquela temporada, contra a Real Sociedad, vencido por 5 a 1 pelo Barça. Em 20 de outubro saiu o primeiro gol, em sua nona atuação, no estádio Riazor contra o Deportivo de La Coruña, quando os visitantes ganharam por 5 a 4. Três dias depois, Alba debutava na Champions, marcando o segundo e decisivo gol da vitória por 2 a 1 contra o Celtic, em Glasgow.

O jogador, que terminou a última temporada com uma importante lesão muscular que o tirou dos gramados, acumula bons números com a camisa azul-grená: 47 vitórias, 12 empates e 11 derrotas em 70 jogos oficiais disputados.

Meses atrás, Jordi Alba relembrou de sua passagem pela Masía em entrevista ao programa 'Promeses', da BarçaTV:

 

Voltar ao início