fcb.portal.reset.password

Photo FCB

O FC Barcelona realizou autênticas proezas no estádio Santiago Bernabéu. Vitórias inesquecíveis, frutos do talento coletivo e individual desta histórica geração de craques culés. Por isso, relembramos alguns gols protagonizados pelos melhores jogadores do futebol mundial na última década, escolhidos e analisados durante esta semana por representantes da imprensa espanhola.

Acima, no vídeo que abre a notícia, você pode conferir o 'slalom' de Leo Messi em 2011. Um golaço marcado no jogo de ida das semifinais da Champions League 2010/11, que resultou numa vitória do Barça por 2 a 0. Relembre aquele gol sob a análise do jornalista David Bernabéu, do Canal Cuatro, da Espanha. Segundo Bernabéu, vale destacar o "ponto de ambição do jogador para imaginar uma jogada impossível".


Ronaldinho e Xavi, letais

Outro gol lembrado foi o de Xavi Hernández, no dia 25 de abril de 2004. Naquela ocasião, o meia culé selou a virada do Barça no Bernabéu (1-2) com um golaço por cobertura. O gol nasceu de uma genial assistência de Ronaldinho Gaúcho. O jornalista Toni Padilla, do diário espanhol ARA, compara o "ponto de conexão" entre ambos os jogadores com a mesma que tiveram Romário e Laudrup nos anos 90. "Esse gol permite começar a acreditar que bons anos virão".


O gol de Piqué, em 2009

No dia 2 de maio de 2009 o FC Barcelona aplicou uma goleada histórica ao eterno rival no Barnabéu (2-6). Gerard Piqué marcou o sexto gol do Barça, que fechou o massacre culé em território inimigo. Esse gol foi escolhido pelo jornalista da Catalunya Radio, Ricard Torquemada, como um dos mais representativos. Torquemada destaca, entre outras coisas, "a coordenação e a habilidade de Piqué", características pouco comuns em zagueiros quando estão no ataque.


A genialidade de Maradona

Outra obra de arte escolhida, desta vez pelo jornalista Ramon Besa, do diário El País, foi a genialidade de Diego Armando Maradona, ocorrida no dia 26 de junho de 1983. Besa destaca a "maneira de conduzir, a pausa, a capacidade de driblar o goleiro e o zagueiro". O jogador argentino foi aplaudido pelo estádio Santiago Bernabéu. Sobre Maradona, o jornalista espanhol destacou o gol marcado contra o Estrela Vermelha, que definiu como "por cobertura em câmera lenta".


O talento inesquecível de Ronaldinho 

O último gol selecionado foi o que representou o 2 a 0 no clássico do dia 20 de dezembro de 2005. Aquele dia do Barça venceu por 3 a 0 no Bernabéu, graças a dois gols de Ronaldinho Gaúcho e um do atacante Samuel Eto'o. Entretanto, o 2 a 0 ainda é recordado por sua beleza. Para o jornalista Marcos López, do jornal El Periódico, aquele foi "melhor momento" do genial brasileiro, que faz uma demonstração da sua "exuberância física" diante do zagueiro Sergio Ramos, Helguera e do goleiro Casillas.


Voltar ao início