fcb.portal.reset.password

Messi, durante o 3-4 no Bernabéu / FOTO: MIGUEL RUIZ-FCB

Chegou a hora. 63 dias após derrotar a Real Sociedad nas semifinais, o Barça chega ao estádio Mestalla em plena Semana Santa para a grande final contra o Real Madrid. Não será uma final normal. O duelo de Valência não tem favorito, as duas equipes aparentemente se encontram e dinâmicas opostas e repleto de ausências importantes nos dois times.

Por um lado, a equipe culé se apresenta para essa importante ocasião após ter sofrido duas derrotas dolorosas que lhe custaram a eliminação da Champions League e uma situação incômoda na Liga Espanhola. Nada a ver com o momento do rival, que sobreviveu a eliminatória diante do Borussia Dortmund e que agora, após duas derrotas consecutivas, parece ter ressuscitado na Liga.

Os últimos resultados dão a sensação de que as duas equipes vivem situações opostas. Neste sentido, as circunstâncias são similares as vividas no duelo do Santiago Bernabéu, há poucos dias (vitória culé por 4 a 3). O Barça chegou ao estádio merengue após duas derrotas - Anoeta e Valladolid....e acabou profanando o santuário do Real Madrid. Sem falar na vitória por 2 a 1 do Barça no Camp Nou, no primeiro turno (2-1).

Ausências de peso

Por tudo isso, favoritismos a parte, a final de Valência está marcada pelos desfalques de ambas as equipes. Gerardo Martino não poderá contar com Valdés, Dos Santos e Cuenca e ainda não sabe se terá os zagueiros Piqué, Bartra e Puyol à sua disposição. Um problema importante já que se eles ficam de fora, o Barça não tem zagueiros.

As coisas também não estão muito pelo lado merengue. O Real Madrid se apresentará em Valência sem o seu astro, o português Cristiano Ronaldo. Além dele, não contará com Marcelo, Khedira e Sergio Ramos é dúvida. Também não estarão Arbeloa e Jesé, lesionados.

De qualquer forma, o duelo desta noite terá duas das equipes com mais história nesta competição. De um lado, o Barça, 'Rei da Copa', com 26 títulos. Do outro, o Real Madrid, 'Rei das finais', com 38 disputadas. Há três anos, o Madrid levou a melhor em Valência. Desta vez, o Barça buscará fazer essa história ter um final distinto. É o que todos esperamos. Força Barça!

Voltar ao início