Adama e Dongou, durante um treinamento.

Adama e Dongou, durante um treinamento. / FOTO: MIGUEL RUIZ - FCB

Os jogadores do Juvenil A do FC Barcelona, Dongou Tsafack e Adama Traoré são as grandes novidades na lista de convocados de Tata Martino para o duelo deste sábado contra o Granada , às 13h (de Brasília). Os jovens talentos culés treinaram durante toda a semana com o elenco principal do Barça e devido as inúmeras baixas na equipe, ambos podem ter a oportunidade de estreiar de forma oficial com a camisa do FC Barcelona no estádio Camp Nou.

Dongou esteve na pré-temporada

O atacante camaronês já teve a experiência de jogar com o time principal do Barça. Ele esteve presente em seis jogos da última pré-temporada e marcou três gols (dois contra o Valerenga e um contra o Santos). No Troféu Joan Gamper inclusive teve o prazer de fechar a escandalosa goleada sobre a ex-equipe de Neymar (8-0) e marcar o seu primeiro gol no estádio culé. Sua estréia com a equipe profissional do clube foi no Allianz Arena, contra o Bayern, onde entrou no intervalo, no lugar de Leo Messi. "Dongou é muito bom jogando como centroavante. É um jogador que se comporta bem pelo meio do ataque", afirmou Tata Martino.

Na temporada passada, o atacante Dongou Tsafack jogou 33 partidas com o Barça B e marcou cinco gols. Nesta temporada, ele já atuou um total de oito vezes pela equipe do técnico Eusébio Sacristán e ainda não marcou. Esta temporada é muito importante para o jovem Dongou, já que também estreiou numa lista de convocados com a Seleção de Camarões. Pelo seu país, encontrou o meia Alex Song, do time principal do Barça. Era uma partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo no Brasil. Apesar disso, não jogou nenhum minuto.

Adama, um extremo puro

A outra novidade na lista de Tata Martino é a presença de Adama Traoré. O extremo culé possui origens de Mali, apesar de ter nascido em Barcelona. Nesta temporada, jogou um total de quatro jogos pelo Barça B até o momento. O jovem atleta iniciou a temporada sofrendo uma série de lesões e teve que recuperar a forma pelo Juvenil A de Jordi Vinyals, já que ainda possui idade de juvenil. Suas boas atuações tanto na Liga como na UEFA Youth League, fizeram que ele integrasse com frequência o grupo do Barça B. 

O treinador Tata Martino não poupou elogios para o garoto. "É um dos projetos mais importantes que temos nas nossas categorias de base". Desde a chegada do argentino ao cargo de técnico culé, Adama teve a oportunidade de treinar várias vezes com o time principal. No caso de estreiar neste sábado, se convertiria no oitavo jogador mais jovem a vestir a camisa do Barça na Liga Espanhola. 

Martino dice de él que es "uno de los proyectos más importantes que hay en nuestras categorías inferiores". Y es que desde la presencia del Tata como entrenador del primer equipo de fútbol, Adama ha entrenado muchos días con el primer equipo. En caso de debutar el sábado, el de Hospitalet se convertiría en el octavo jugador más joven que debuta de azulgrana en la Liga.