fcb.portal.reset.password
Uma das fotos históricas dos duelos entre Barça e Elche.

Uma das fotos históricas dos duelos entre Barça e Elche. / FOTO: ARQUIVO FCB

Não são todos os torcedores do Barça que podem se lembrar de um duelo entre a equipe culé e o Elche, um rival que traz boas lembranças ao Barça, mas que voltou à Primeira Divisão apenas nesta temporada. Confira cinco curiosidades históricas sobre o confronto. 

1 - 24 anos depois

Barça e Elche voltam a se enfrentar 24 anos depois. A equipe de Alicante foi rebaixada para a Segunda Divisão na temporada 1988/89 e só agora conseguiu o tão sonhado regresso. O Elche visita o Camp Nou na 14ª posição da tabela da Liga Espanhola, a dois pontos da zona de rebaixamento

2 - Retrospecto positivo

Desde a primeira vez do Elche na Primeira Divisão, na temporada 1959/60, ambos os clubes se enfrentaram 38 vezes e o retrospecto é altamente favorável ao Barça. Foram 19 vitórias culés, 11 empates e 8 derrotas. A última derrota diante do clube de Alicante foi na temporada 1974/75 (1-0). Pela Copa do Rei, o Barça superou o Elche nas duas eliminatórias que disputaram: oitavas-de-final da temporada 1962/63 e quartas-de-final da temporada 1965/66. 

3 - Invicto no Camp Nou

O FC Barcelona nunca foi derrotado pelo Elche no Camp Nou. Em 19 jogos no estádio culé, foram 12 vitórias do Barça e 7 empates. O último duelo entre ambas as equipes em Barcelona ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1989 e o Barça venceu por 2 a 0 com gols de Bakero e Amor. Na ocasião, o técnico do Elche era um personagem especial e lendário na história do clube azul-grená

4 - O grande Kubala

O técnico citado anteriormente era nada menos que Ladislao Kubala. O lendário ex-jogador húngaro, personagem de grande importância na história do Barça, foi um dos quatro treinadores do Elche naquela temporada. Ele comandou a equipe de Alicante em 16 jogos (entre a rodada 11 e 26). 

5 - De César a Botía e Lombán

14 jogadores tiveram a experiência de defender as camisas do Barça e do Elche na Primeira Divisão do futebol espanhol. O primeiro deles foi o goleador César Rodríguez, que após jogar 12 anos no FC Barcelona, disputou a temporada 1959/60 pelo Elche. Outros grandes nomes que fizeram o trajeto Barcelona-Elche foram Cayetano Re, Marcial, Asensi, Heredia, Eulogio Martínez, Juan Antonio Celdrán e Ramon Alfonseda. Atualmente, o Elche conta com dois ex-jogadores do Barça, os zagueiros Botía e Lombán (que jogou no Barça B na temporada passada).


Voltar ao início