fcb.portal.reset.password

Neymar, en l'acció del gol. FOTO: MIGUEL RUIZ - FCB

A Supercopa da Espanha será decidida no Camp Nou. O Barça, tímido no início e contudente no final, arrancou um empate em 1 a 1 contra o Atlético de Madrid, no estádio Vicente Calderón, em Madrid. Um resultado importante, já que o gol marcado fora de de casa pode ser transcendental para a conquista do primeiro título da temporada. Os locais abriram o placar com um de David Villa no minuto 12. O Barça empatou no segundo tempo através do brasileiro Neymar. O segundo e decisivo round será na próxima quarta-feira. 

Villa golpeia

Não foi a melhor primera parte do FC Barcelona. Menos ainda se comparamos com o desempenho na partida da Liga Espanhola contra o Levante. Entrentanto, o atual campeão da Copa de Rei começou pressionando a saída de bol dos culés, que até o minuto 10 não conseguiram criar nenhum perigo. O Atlético, agressivo, intenso e cômodo sem a bola, esperou atrás o clube catalão para sair no contra-ataque, uma das suas especialidades para romper as defesas rivais. O Barça, apesar encontrar o caminho para chegar na área contrária, não conseguia o passe ideal.

E logo veio o 1 a 0. Villa iniciou um contra-ataque e viu como o turco Arda Turan, entrando pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou de forma perfeita para que Villa, com um voleio extraordinário, colocasse a bola no canto direito do gol de Valdés. Apesar da vantagem colchonera, o equilíbrio na partida era evidente. Mas o sistema tático do Atlético conseguia anular o talento de Messi, as arrancadas em diagonal de Alexis e a verticalidade de Pedro. Somente Alves conseguia superar a retranca rival, mas o seus perigosos cruzamentos não encontraram um rematador nos primeiros 45 minutos. 

Neymar empata

Sem Messi, que ficou no banco por culpa de umas dores na coxa, Neymar foi o protagonista da noite. Com Fàbregas em campo, o Barça começou a controlar melhor as ações, a ser mais vertical e a criar mais perigo. O primeiro aviso ao goleiro do Courtois veio através de Alexis Sánchez e, depois de estar apenas oito minutos em campo, Neymar Jr. marcou o seu primeiro gol com a camiseta do Barça, que levava as cores da bandeira da Catalunha (Senyera).  

No minuto 66, outro cruzamento de Alves pela direita, encontrou a cabeça de Neymar que, com cuidado, com intenção e com precisão marcou o empate levando os culés presentes no Calderón à loucura. O gol animou o Barcelona e desfigurou o Atlético, que via a sua forma física ir minguando aos poucos e a fortaleza do primeiro tempo desmoronou.

Jogo direto

Nos últimos quinze minutos, na reta final do encontro, o jogo estava aberto, com ataques dos dois lados. O Atlético seguia cômodo, porém cansado e tratava de esfriar o jogo. O Barça, com Fàbregas e Neymar no comando, buscou de forma insistente a virada, que não veio. Na próxima quarta-feira (28), também às 23h, o Camp Nou será o palco da grande decisão da Supercopa da Espanha, o primeiro título da temporada 2013/14. .  

Voltar ao início