fcb.portal.reset.password

Thierry Henry no Santiago Bernabéu | FOTO: MIGUEL RUIZ

Thierry Henry jogou durante três temporadas no FC Barcelona (2007 e 2010). Nesse período, conseguiu ganhar todos os títulos possíveis sob as ordens de Pep Guardiola. O craque francês também teve atuações estelares ao lado de Messi, Xavi, Eto'o e lembra, com exclusividade, a que talvez tenha sido a sua noite mais mágica com a camisa do Barça.

No último dia 2 de maio, completou cinco anos da goleada histórica sobre o Real Madrid, por 6 a 2, em pleno Santiago Bernabéu. Autor de dois gols, Henry foi um dos grandes protagonistas daquele momento inesquecível na história do Barça. Um triunfo que serviu para conseguir o título da primeira das três Ligas Espanholas consecutivas que conquistariam. Isso, em 2009, quando o Barça se tornou o único clube a vencer todos os títulos em jogo num mesmo ano.

Cinco anos daquele 2-6 histórico no Bernabéu. Quais são as suas lembranças daquela partida? 
"Não consigo acreditar que já passaram cinco anos. Lembro que Puyol me explicava o que eu deveria esperar da partida e principalmente dos torcedores no caso de vitória. O resultado foi incrível porque desde aquele momento já sabíamos que o título seria nosso. Quando regressamos a Barcelona após o jogo, a reação dos torcedores foi incrível, algo que nunca tinha vivido....e isso que ainda não tínhamos vencido a Liga". 

A reação dos torcedores foi incrível, algo que nunca tinha vivido

Marcou dois gols em momentos importantes do jogo. Qual deles você prefere?
"Não tenho um preferido. Marcar dois gols ao Real Madrid num jogo tão importante e vencer foi suficiente para mim. Foi uma partida vital para o título da Liga Espanhola. Fiquei muito feliz porque meus gols contribuíram para isso. Mas é óbvio que não poderia ter feito sem a ajuda dos meus companheiros, mas naquela noite fui eu quem teve a sorte de marcar dois gols". 

Qual a sua análise geral do Barça naquela época?
Fizemos história não apenas por conseguir seis títulos num ano, mas também por jogar futebol de maneira correta, com o estilo do FC Barcelona. Esse Barça será lembrado eternamente na história desse esporte". 

Do que você mais sente falta do Barça e de Barcelona?
"Do clube, dos treinamentos, dos funcionários do clube, do futebol, do meu restaurante favorito (Da Greco), ou seja, basicamente tudo".

Fizemos história não só por ganhar seis títulos num ano, mas por jogar da maneira correta, com o estilo do Barça

Marcou bons gols na MLS. A vida nos EUA é como uma segunda juventude? 
"Sempre sonhei em viver em Nova York. É uma honra poder jogar na MLS e ajudar a promover a Liga. Não diria que é uma segunda juventude, mas estou desfrutando muito". 

Como é o futebol nos EUA?
"O futebol cresce cada semana nos EUA e dá pra notar que cresce na direção correta. Sem dúvida, há mais público nos estádios agora do que quando cheguei".

Quais as chances da França na Copa do Mundo?
"Espero que façam um bom papel, mas como podemos imaginar vai ser difícil. Tem equipes muito fortes, como Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha...vai ser complicado".

Sempre sonhei viver em Nueva York e é uma honra poder jogar na MLS

Há alguns dias, Tito Vilanova nos deixou...
"Foi muito difícil quando soube da notícia. Visitei ele algumas vezes em Nova York quando veio para o tratamento e só tenho boas lembranças dele. Uma grande perda, um grande homem. Mando meus pêsames mais sinceros a toda sua família".

Tem alguma mensagem para o seu amigo Cesc Fàbregas?
"Cescky…ajuda a devolver o título ao lugar que lhe corresponde”.

Voltar ao início