fcb.portal.reset.password

Evaristo, em distintos momentos com a camisa do FC Barcelona.

Hoje, 5 de maio de 2014, completam 57 anos da estreia do brasileiro Evaristo de Macedo com a camisa do FC Barcelona. Foi numa partida amistosa, em homenagem a Juan Zambudio Velasco, que tinha sido goleiro da equipe culé durante 13 temporadas. O Barça venceu os alemães do Saarbrucken por 4 a 1 e o jovem Evaristo marcou o dele logo na sua primeira partida. 

O site www.fcbarcelona.pt conseguiu conversar com Evaristo de Macedo nesta segunda-feira para conhecer as lembranças do primeiro jogo dele com o Barça. "Tinha 23 anos e me lembro que foi no antigo estádio de Les Corts. É que o atual Camp Nou, que foi inaugurado no mesmo ano, estava na fase final da sua construção", destacou.

O lendário jogador brasileiro revelou que não estava nervoso na ocasião. "Ao contrário, estava tranquilo. Desde o dia que cheguei em Barcelona, sempre fui muito bem tratado. Existia um relacionamento muito bom entre os jogadores. Por tudo isso, era mais fácil se sentir como em casa". Sobre o gol que marcou, brincou: "Olha, sei que marquei mas não lembro bem como foi. Só sei que foi o primeiro de muitos".  

O maior goleador brasileiro

Quando se fala de grandes artilheiros brasileiros que já passaram pelo Barça, a maioria costuma citar nomes como Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. Mas poucos sabem que o maior de todos foi Evaristo de Macedo. Entre 1957 e 62 ele marcou nada menos que 178 gols em 226 partidas oficiais, o que lhe rendeu diversos títulos e reconhecimento. Por tudo isso, além de ser o maior craque brasileiro na história do Barça, é até hoje considerado um dos melhores jogadores que já vestiram a camisa do clube.

Voltar ao início