fcb.portal.reset.password

 

Para celebrar o início da Copa do Mundo FIFA 2014, encerramos a série de resumos de todas as edições anteriores do torneio, sempre sob um olhar azul-grená. Neste sétimo e derradeiro capítulo, o Mundial de 2010, profundamente marcado pelo título conseguido por 8 culés e um protagonista em especial: Andrés Iniesta.

- A Copa da África do Sul foi a que teve mais jogadores do FC Barcelona em toda a história. Participaram 14 representantes do clube: Valdés, Piqué, Puyol, Sergio, Xavi, Iniesta, Pedro, Abidal, Messi, Villa, Dani Alves, Henry, Márquez e Touré, que atuaram em 6 seleções diferentes (Espanha, França, Argentina, México, Brasil e Costa do Marfim).

- Valdés, Piqué, Puyol, Sergio, Xavi, Iniesta, Pedro e Villa se juntaram à lista de culés campeões do mundo inaugurada por Romário (1994), e à qual se somou Rivaldo em 2002.

- David Villa, que assinou com o Barça pouco antes de se concentrar para a Copa, foi um dos três artilheiros da competição com cinco gols, empatado com Thomas Müller (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda) e Diego Forlan (Uruguai).

- Quatro jogadores do FC Barcelona foram eleitos para a Seleção do Mundial: Puyol, Iniesta, Xavi e Villa.

- Destes quatro, três foram eleitos melhor jogador em campo em pelo menos um jogo do torneio. Villa e Iniesta em duas ocasiões (contra Honduras e Portugal, e contra Chile e Holanda, respectivamente) e Puyol uma (contra a Alemanha).

- Todos os gols da campeã do mundo, Espanha, foram marcados por jogadores do Barça: Villa (5), Iniesta (2) e Puyol (1).

- Iniesta, por sinal, foi o autor do gol que decidiu a final, no segundo tempo da prorrogação contra a Holanda, em partida disputada a 11 de julho de 2010.

- O gol de Puyol na semifinal foi uma cópia do que o então capitão do Barça marcara nos 6 a 2 contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, em 2009. Também como naquela vez, o escanteio foi cobrado por Xavi.

- Sete jogadores do Barça começaram como titulares a final da Copa 2010: Puyol, Piqué, Sergio, Xavi, Iniesta, Pedro e Villa. Cesc entrou ao longo da partida.

Voltar ao início