fcb.portal.reset.password

Entrevista a Neymar per a Barça TV i www.fcbarcelona.cat / FOTO: MIGUEL RUIZ - FCB

[[DES_1]] Antes de regresar para a concentração da Seleção Brasileira, a nova contratação do FC Barcelona, Neymar, atendeu a reportagem da Barça TV e o site www.fcbarcelona.es. O atacante brasileiro resumiu a intensa jornada de apresentação, falou da emoção de vestir a camisa do Barça e da sensação de compartir o mesmo time com Messi.

- Imaginava uma apresentação como jogador do Barça com quase 60 mil pessoas?
"Não, foi muito melhor do que esperava. Foi muito emocionante para mim e me fez muito feliz".

- Suponho que esses foram dias de muitas emoções. Primeiro, por sua despedida do Santos e por tudo o que viveu…Sentia que o Brasil tinha ficado pequeno pra você e necessitava encontrar novos objetivos?

"Senti que era o momento de sair. Era o momento de buscar coisas novas e o Barcelona é algo fantástico. Ser jogador do Barça significa realizar um sonho".

- Há alguns dias você disse que Dani Alves insistiu muito para que viesse ao FC Barcelona. O que ele te explicou?

"Dani sempre me falou muito bem de Barcelona. Da cidade, mas principalmente do grupo, da equipe. Tem grandes jogadores e grande amigos, que é uma das coisas mais importantes para um time de futebol. Dani me disse que era isso o que ia encontrar em Barcelona. Incentivou muito. Adriano também me falou do Barça e me deu ânimos para vir. E já estou aqui”.

- Nesta segunda você esteve com o Adriano e o filho dele. O que ele te contou?

"Ele me deu as boas-vindas e me desejou que fosse feliz aqui. Adriano é uma grande pessoa. Com ele, tenho uma relação fantástica na Seleção Brasileira e hoje tenho a oportunidade de estar no mesmo time dele”.

- Durante a entrevista coletiva de apresentação você falou de Ronaldinho. Disse que ele é sua primeira lembrança do Barça. O que você lembra da etapa de ‘Ronnie’ no Barça?

 "Pois me lembro dele fazendo jogadas, driblando. Conquistando todos os títulos no Camp Nou".

- Acha que pode ser comparado com Ronaldinho, pelo seu estilo? Para as pessoas que viram ele jogar no Camp Nou, seu jogo pode ser considerado parecido ao de Ronaldinho?

 "Não, Ronaldinho não tem comparação. Não existem comparações com ele. Ele fez história no Barcelona, na Seleção Brasileira e segue fazendo história. No meu caso, estou começando a fazer história e espero poder deixar a minha marca aqui em Barcelona”.

- O Barça e o Santos se enfrentaram no Mundial de Clubes de 2011. Você disse nesse dia que tinha aprendido a jogar futebol. O que foi que mais te impressionou do Barça naquele jogo?

“O que mais me impressionou foi a simplicidade do jogo do Barça e ao mesmo tempo a sua plástica. O fato de que era dirigido para conseguir um objetivo. A simplicidade que o Barça era capaz de oferecer em cada partida foi sensacional. O Barça deixou todos com a boca aberta. Não só os barcelonistas, mas os meios de comunicação e também os próprios jogadores do Santos”.

- Você falou muito do Messi nesses dias, da alegria de jogar ao seu lado. O que você mais gosta do Messi?
"Messi é um ídolo para mim. Sempre foi e seguirá sendo. E hoje tenho a oportunidade de jogar com ele. Estou certo que será uma experiência maravilhosa. Estou muito contente de poder ajudar para que siga sendo feliz”.

- También falou na entrevista coletiva sobre Xavi e Iniesta. Você gosta do estilo deles?
"Muito. Tanto Xavi como Iniesta são dois craques que sempre admirei. Sou fã de ambos".

- O que verá o torcedor do Camp Nou quando o Neymar jogue?

 "Verà um Neymar feliz, atrevido y com vontade de ganhar todos os jogos".

- Neymar não pode jogar se não está alegre?
"Isso mesmo, um jogador deve estar alegre, deve ser feliz”.

- Na sua conta de Twitter e de Instagram você usa duas palavras, não sei se para se definir como jogador ou como pessoa. Fala de atrevimento e alegria. Você é assim como pessoa ou como jogador?
"Sou assim no meu lado pessoal e também profissional. Mas levo comigo esse lema de ‘ousadia e alegria’ principalmente no lado profissional”.

O lado mais íntimo de Neymar

- Quais são os seus hobbies?
"Eu gosto principalmente de estar com meus amigos, com minha familia, jogar videogame, redes sociais, essas coisas”.

- Na segunda-feira vieram muitos amigos seus para acompanhar a sua apresentação. Levavam a palabra ‘Tóis’. Você pode explicar a história dessa palabra?

"No Brasil tem uma palavra (uma brincadeira informal com o idioma) que muita gente usa que diz: ‘É nóis”. Uns amigos começaram a dizer ‘ Tóis’ no lugar de ‘Nóis’ e acabou ficando assim. E hoje meus amigos são conhecidos como ‘Tóis’ .

- Você disse algumas palavras em catalão durante a apresentação. Alguém está te ensinando o catalão?
"Aprendi algumas coisas com uma professora e acabei estudando um pouco de catalão. Recentemente me esforcei mais, para poder aprender a falar bem o catalão”.

- Quais palavras você conhece em catalão?
"Vou provar dizer uma frase: 'Estou muito emocionado por levar a camisa do Barça’” (diz,em catalão).

 

Voltar ao início