11 Neymar

Neymar da Silva Santos Júnior

Atacante

Neymar Jr. tem muito o que dizer no presente e no futuro do cenário futebolístico mundial. O brasileiro tem magia, uma técnica excepcional e faro de gol

Neymar da Silva Santos Júnior assinou contrato com o Barça em 3 de junho de 2013 após um acordo entre o clube e o Santos. Então com 21 anos de idade, ele foi a primeira contratação do Barça para a temporada 2013/2014.

Nascido em 5 de fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes, no Brasil, Neymar iniciou sua carreira como jogador no Santos, em 2003, com apenas 11 anos. Ele rapidamente se destacou nas divisões inferiores do clube antes de fazer sua estreia como profissional em 2009. Logo se tornou titular da equipe e ganhou o prêmio de revelação do Campeonato Paulista daquele ano.

Em 2010, Neymar foi o melhor jogador e o artilheiro da Copa do Brasil, com 11 gols marcados. Ele já era uma peça-chave no Santos, que ganhou a Copa Libertadores ao derrotar o Peñarol na final, por 2 a 1.

Como campeão sulamericano, o Santos jogou na Copa do Mundo de Clubes 2011 contra o Barça, que bateu o time brasileiro por 4 a 0. Neymar foi escolhido o terceiro melhor jogador da competição, atrás de Messi e Iniesta.

Neymar representou o Brasil pela primeira vez no Mundial Sub-17 de 2009. Após a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, ele estreou pela seleção principal em um amistoso contra os Estados Unidos, com 18 anos – e marcou um gol.

Ele foi convocado para a seleção brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e ajudou a equipe a chegar à final, onde foram batidos pelo México, por 2 a 1.

No verão de 2013, antes de assinar com o Barcelona, Neymar foi campeão da Copa das Confederações com o Brasil, marcando um gol na final contra a Espanha e sendo escolhido o Jogador Mais Valioso (MVP) do torneio.

Perfil técnico

Rápido, surpreendente, esperto e habilidoso, Neymar é um perigo no mano a mano, mas também é capaz de brilhar em qualquer função do ataque, mostrando sua qualidade no contra-ataque ou encontrando espaços numa defesa fechada com sua mudança de direção surpreendente. Neymar é uma arma letal contra qualquer defesa.

O camisa 11 do Barça também é capaz de trabalhar duro pelo time ao marcar a saída de bola adversária e ajudar em tarefas defensivas, e seu ótimo chute de longe distância já o ajudou a marcar alguns gols espetaculares na carreira – especialmente em cobranças de falta, que se tornaram uma das suas especialidades.