9 Luis Suárez

Luis Suárez

Centroavante

Luis Suárez é garantia de gols. Artilheiro e também genial nas assistências, o camisa 9 do Barça é um atacante com personalidade, lutador e vencedor

Luis Alberto Suárez Díaz chega ao Camp Nou no verão de 2014 como o atual 'Chuteira de Ouro' da Europa e uma das grandes estrelas do futebol mundial. O atacante, que nasceu na cidade de Salto (Uruguai) no dia 24 de janeiro de 1987, será culé pelas próximas cinco temporadas.

A trajetória profissional de Suárez começou no Club Nacional de Football de Montevideo. Ali jogou até 2006 e, aos 19 anos, foi contratado pelo Groningen. Uma temporada depois já era jogador do Ajax de Amsterdã, onde precisou de pouco tempo para ganhar notoriedade. Na campanha 2009/10 se converteu no artilheiro da Eridivisie e levou o Ajax à Liga dos Campeões. No final de 2010 disputa os seus cinco compromissos na principal competição de clubes do mundo e, no começo de 2011, já era integrante do Liverpool.

Na Inglaterra volta a conquistar espaço na base de muitos gols. Desde que virou profissional, Suárez nunca marcou menos de 10 gols nas ligas que disputou. Em Anfield, sua evolução foi imparável. Seus números cresceram junto à equipe até o ponto de chegar próximo da conquista da Premier para o Liverpool após 24 anos. O resultado foi uma temporada com 31 gols marcados que lhe garantiram o segundo troféu de artilheiro - o primeiro na Premier League inglesa - e a 'Chuteira de Ouro' do futebol europeu, compartilhada com Cristiano Ronaldo.

Luis Suárez também é o craque da seleção do Uruguai. O atacante levou os 'charrúas' ao título da Copa América 2011, onde foi eleito o melhor jogador da competição. Sua colaboração, assim como a de Diego Forlán e Edinson Cavani, também foi decisiva para que a Celeste Olímpica jogasse a semifinal da Copa do Mundo da FIFA 2010.

Perfil técnico

O uruguaio possui qualidades como velocidade, é imprevisível, sabe driblar e tem um bom disparo com as duas pernas, algo que marca a diferença na área rival. Não é apenas um dos melhores goleadores do planeta, mas também um especialista em assistências. De fato, Suárez finalizou a Premier League 2013/14 como o principal 'assistente' do campeonato.