fcb.portal.reset.password

 

Nascido no Rio de Janeiro no dia 22 de junho de 1933, Evaristo de Macedo Filho jogou no FC Barcelona entre os anos de 1957 e 1962. Tempo suficiente para que ele se tornasse o maior artilheiro brasileiro do Barça - somando os gols oficiais e não-oficiais - e um dos maiores ídolos da história do clube catalão.

O atacante iniciou a sua carreira no Madureira (RJ) e chegou na Catalunha procedente do Flamengo. Veloz, habilidoso e goleador, não demorou para ganhar o respeito da torcida culé. Nas cinco temporadas no Barça, marcou um total de 181 gols em 237 partidas*. Oficiais: 105 em 151 jogos. 

Além disso, ganhou cinco títulos: 2 Ligas Espanholas, 2 Copas da UEFA (na época, chamada Copa de Feiras) e 1 Copa da Espanha (atual Copa do Rei). Além disso, teve como companheiros autênticos mitos do Barça como Kubala, Tejada, Luis Suárez, Ramallets e Czibor, entre outros.

Feitos históricos

Evaristo de Macedo também conseguiu feitos históricos com a camisa do FC Barcelona. Um deles, foi o de ser o jogador que marcou o primeiro hat-trick (três gols na mesma partida) da história do Camp Nou. Ocorreu no dia 8 de março de 1958, em uma vitória do Barça por 7 a 1 sobre o Valladolid

Também foi o jogador que marcou o primeiro hat-trick contra o Real Madrid no então novo estádio do Barça. O clube catalão goleou o eterno rival por 4 a 0 e Evaristo marcou três. Vale lembrar que o brasileiro fazia a sua estreia no clássico. Uma façanha que só seria repetida por ninguém menos que Romário e Leo Messi.

Evaristo também foi responsável pela primeira eliminação do Real Madrid na Copa da Europa - atual Liga dos Campeões -, em 1960, com um gol de ‘peixinho’ no Camp Nou que entrou para a história (veja vídeo acima).

Visita mais recente

A última visita de Evaristo de Macedo ao FC Barcelona foi em 2015. Na época, o lendário atacante comprovou que o seu carisma segue intacto na Catalunha após mais de 50 anos da sua saída do clube. Fez fotos com torcedores, com os jogadores brasileiros que estavam na equipe, com Leo Messi e até com o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu.

Evaristo também assistiu os duelos contra o Manchester City, na Liga dos Campeões e o clássico contra o Real Madrid, pela Liga Espanhola. O Barça venceu os dois jogos e finalizou a temporada 2014/15 com uma nova tríplice coroa do futebol europeu...com a benção do Evaristo. 

*181 gols pelo Barça

Durante a produção desse capítulo do Especial Barça & Brasil foram descobertos novos gols de Evaristo. Antes, os dados do brasileiro no Barça eram de 178 gols em 226 jogos. Entretanto, os números corretos são: 181 gols em 237 partidas. Rivaldo é líder em gols oficiais, com 130 em 235 jogos. Mas no total marcou 137 em 252 partidas. 
Voltar ao início
_satellite.pageBottom();