fcb.portal.reset.password

 

Hoje se completa um ano da morte de Johan Cruyff. Um dos maiores craques do futebol em todos os tempos, o “Holandês Voador” foi também uma das figuras mais importantes da história centenária do FC Barcelona.

Tanto pelo que fez em campo como jogador culé, entre 1973 e 1978, como por sua passagem como técnico do Dream Team (1988-1996), durante a qual o clube se tornou permanentemente sinônimo de futebol ofensivo e vencedor – conquistando quatro Ligas consecutivas e uma Copa da Europa -, ele nunca será esquecido.

Comoção internacional

Não por acaso, quando a notícia de seu falecimento foi divulgada, a 24 de março de 2016, mensagens de condolências foram emitidas no mundo todo. Desde então, Cruyff foi homenageado pelos dois principais clubes que defendeu, Barça e Ajax, entre outras entidades.

Nos dias seguintes ao falecimento do craque, o clube catalão criou na tribuna do Camp Nou um espaço memorial para que os admiradores pudessem se despedir dele, pelo qual passaram 60.525 pessoas nos quatro dias em que esteve aberto. Entre os visitantes estiveram todos os ex-presidentes culés vivos até então: Agustí Montal – falecido há poucos dias -, Raimon Carrasco, Josep Lluís Núñez, Joan Gaspart, Enric Reyna, Joan Laporta, Sandro Rosell e o atual mandatário, Josep Maria Bartomeu.

Dias depois, as arquibancadas do estádio rendiam outro lindo tributo, exibindo um enorme mosaico com as palavras ‘Gràcies Johan’ (‘Obrigado Johan’) antes do Clássico contra o Real Madrid. Os jogadores vestiram camiseta especial naquela jornada.

Novas homenagens

Em razão do primeiro aniversário da morte de Johan Cruyff, o FC Barcelona anunciará neste sábado às 11 horas locais (7h de Brasília) as novas homenagens que o clube fará ao astro, juntamente com sua família.

O ato estava previsto para quinta-feira, mas foi adiado em decorrência do falecimento do ex-presidente Agustí Montal, o responsável pela contratação de Cruyff, em 1973. O presidente Josep Maria Bartomeu e o vice-presidente Jordi Cardoner conduzirão o evento.

Voltar ao início
_satellite.pageBottom();