fcb.portal.reset.password

Um ato solene em um espaço decorado especialmente com as cores do FC Barcelona foi o cenário da oficialização do acordo entre o clube catalão e o grupo Mission Hills. Os presidentes do Barça e da entidade, Josep Maria Bartomeu e Ken Chu – respectivamente – assinaram o contrato de parceria nesta quinta-feira, na China.

O acordo tem uma duração de dez anos (com a possibilidade de ser ampliado por mais dez) e o primeiro passo é a construção de uma FCBEscola com sete campos de treinamento e capacidade para mil crianças, controlada integralmente pelo Barça em Haikou, a capital da ilha chinesa de Hainan. A parceria foi referendada pelos sócios culés em uma Assembleia e está incluída no Plano Estratégico 2015-2021 como um novo passo no processo de posicionamento global do clube.

A visita institucional do FC Barcelona na China foi rodeada por um grande interesse mediático. Mais de 350 representantes de diferentes meios de comunicação seguiram ao vivo o fechamento do acordo. Posteriormente, Bartomeu e o embaixador do Barça, Ronaldinho Gaúcho, deixaram a marca das suas mãos no Passeio das Estrelas, do complexo hoteleiro Mission Hills Resort.

No mesmo espaço, personalidades esportivas como Michael Phelps, Allen Iverson, Yao Ming, Boris Becker, Ronaldo, Tiger Woods, Colin Montgomery, Nick Faldo e Greg Norman também tiveram suas marcas imortalizadas. Além deles, nomes do cinema como Michael Douglas, Catherine Zeta Jones, Ryan Reynolds, Andy Garcia e Hugh Grant. 

Após o fechamento do acordo, os irmãos Chu acompanharam a delegação azul-grená, formada por Bartomeu, Ronaldinho e o diretor-executivo do Barça Òscar Grau ao local – ainda em obras – onde estará situado o espaço de experiências Barça, que terá uma zona interativa com a história do clube catalão, uma MegaStore e uma área de restaurantes.

Depois, todos visitaram a Movie Town, um espaço onde são gravados diversos filmes chineses e puderam assistir ao vivo a gravação de uma série. Além disso, estiveram em um estúdio de cinema indoor sem colunas que é considerado o maior do mundo. 

Visita ao governo de Hainan

Antes da assinatura do acordo no Centreville de Haikou, o presidente Josep Maria Bartomeu e o CEO do Barça, Òscar Grau, acompanhado do restante da delegação culé, visitaram a sede do governo de Hainan. Foram recebidos por um grupo de autoridades da província encabeçados pelo governador Liu Cigui, que deu uma explicação sobre a ilha. Entre os principais pontos, destacou a sustentabilidade ambiental e o elevado número de visitantes que recebe cada ano (em torno de 60 milhões), além dos campos de golf e resorts que estão em construção.

Bartomeu, por outro lado, explicou o que é o Barça, a história do clube e os detalhes do projeto com Mission Hills. Aém disso, o presidente azul-grená convidou o governador para assistir ao vivo uma partida do Barça. Também existe a possibilidade da equipe feminina fazer uma pequena pré-temporada e jogar um amistoso em Hainan. 

Declarações do presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu

“Hoje estamos compartilhando com vocês o primeiro fruto de uma cooperação histórica. Trabalharemos com Mission Hills para fazer de Hainan um centro de futebol na China e da região em geral”.

“A nossa academia de Haikou será a primeira completamente gerida e supervisada pelo clube. Também estamos abrindo um espaço de experiências interativas do Barça, o primeiro fora de Barcelona, onde os torcedores sabem o que se sente ao fazer parte de um dos clubes mais querido do mundo”.

“Somos conscientes que Hainan é uma província com visão de futuro e liderança. É um dos destinos turísticos na Ásia, graças em parte ao enorme investimento de Mission Hills nos campos de golf e infraestruturas”.

“A visão da China como uma grande nação futebolística impulsará os sonhos dos mais jovens, os que admiram jogadores como Ronaldinho. Nosso objetivo é contribuir para tornar realidades esses sonhos. Por últim, gostaria de agradecer Mission Hills por ajudar a trazer o Barça à China. É uma honra e um privilégio estar aqui”.

Declarações do presidente do Mission Hills Group, Tenniel Chu

“Esse é um momento histórico para a China, é uma honra ter esse parceiro estratégico para ajudar a crescer o futebol tanto na China como globalmente. Esperamos bons resultados e poder contribuir ao mundo do futebol profissional”.

“A China tem um sonho de futebol. É uma grande honra poder trabalhar com o Barça, reconhecido por dispor do melhor sistema de treinamento do mundo, para treinar os talentos do futuro da China”.

“Estamos contentes de ter uma das maiores instalações para treinamentos do mundo, com 29 campos, tanto indoors como ao ar livre, e trabalhar juntos para ter a melhor plataforma para formar os melhores talentos”. 

Voltar ao início
_satellite.pageBottom();