fcb.portal.reset.password

 

O FC Barcelona superou neste domingo a marca dos 100 milhões de seguidores no Facebook, um feito que reforça o posicionamento do Barça como o clube esportivo mais admirado, estimado e global, que faz parte do Plano Estratégico 2015-2021.

Com esta cifra espetacular, o clube azul-grená mantém a liderança acumulada nos últimos anos no mundo do esporte como referência indiscutível no âmbito digital, na frente do restante de clubes de futebol e das franquias do esporte profissional dos Estados Unidos.

A dimensão desta cifra ganha perspectiva se comparamos, por exemplo, com a capacidade do Camp Nou – com capacidade para 98.000 pessoas. Seria necessário encher o estádio quase mil vezes para poder receber todos esses fãs. Outra comparação é que se esses 100 milhões fossem um país, seria o 14º mais povoado do planeta.

Desde o momento que o Barça aterrizou no Facebook, em outubro de 2009, sua progressão foi imparável, o que colocou o clube catalão nas primeiras posições das páginas esportivas no âmbito global, em um crescimento paralelo aos êxitos esportivos da equipe de futebol nesse período.

De fato, a virada épica contra o PSG (6-1) teve um papel determinante no rápido crescimento das últimas semanas, com a imagem da comemoração de Messi como o conteúdo mais visto de todos os que foram publicados no canal oficial do Barça no Facebook. Desde o dia 8 de março de 2017, a página culé somou um total de 3,6 milhões de novos fãs. 

O Barça apostou pelo Facebook, a rede social com maior alcance global (mais de 1,860 bilhões de usuários), com o objetivo de aproximar a experiência de um jogo no Camp Nou a qualquer canto do mundo. Durante o Clássico de dezembro de 2016, o FC Barcelona redefiniu a sua estratégia no canal e apostou por melhorar a experiência dos seus fãs através da utilização de vídeos em 360º e da proliferação de Streaming, através do Facebook Live.

O ranking de países com mais fãs do Barça é liderado por Indonésia, México e Brasil, seguidos por Egito, Índia e Estados Unidos. Além dos 100 milhões no perfil principal, o clube catalão soma mais 30 milhões nessa plataforma graças aos seguidores das contas oficiais das outras modalidades profissionais do clube, além da Fundação FCB, Masia e Peñas.

A liderança digital do Barça vai além do Facebook e se estende também às outras redes sociais. No Instagram, o clube catalão está a ponto de conseguir superar a barreira dos 50 milhões de seguidores; no Twitter, somando todas as contas oficiais, o Barça já superou a marca de 41 milhões de seguidores. No Youtube, são quase três milhões de seguidores.

Entre todos os canais sociais, o FC Barcelona lidera todos os rankings relacionados com internet e redes sociais, com 280 milhões de fãs em todo o planeta. 

Voltar ao início