fcb.portal.reset.password

 

Com a criação de um site oficial em português (versão brasileira) em 2013, o FC Barcelona consolidou definitivamente a sua relação histórica com o Brasil. O maior país da América do Sul é também o que mais cedeu jogadores ao Barça ao longo da sua história para partidas oficiais. Ao todo, 25 atletas - de um total de 35 - vestiram oficialmente a camisa azul-grená.

Uma lista que conta com nomes como Evaristo de MacedoRomário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr, entre tantos outros. Alguns deles, além de gols, foram eleitos os melhores do mundo no clube catalão e maravilharam os admiradores do futebol em todo o planeta.

Por tudo isso, a partir dessa semana o FC Barcelona oferecerá um conteúdo especial no qual você terá a oportunidade de conhecer, aos poucos, todos os jogadores brasileiros que tiveram o privilégio de atuar no clube catalão ao longo dos seus 117 anos de existência. 

35 jogadores brasileiros

No total, 35 jogadores brasileiros vestiram a camisa do FC Barcelona. Um número que situa o Brasil como segundo do ranking dos países que mais cederam atletas ao Barça. A Inglaterra, com 38, lidera a lista.

Entretanto, um ponto importante a ser tratado é o número de atletas que disputaram jogos oficiais. Nesse contexto, o Brasil é o primeiro. Dos 35 brasileiros, 25 defenderam oficialmente as cores do Barça. No lado inglês, apenas 20 dos 38 atletas entraram em campo para um duelo oficial.

86 anos de amizade

O primeiro brasileiro que disputou uma partida oficial pelo FC Barcelona foi Lucídio Batista da Silva, na temporada 1947/48. Porém, 16 anos antes, outros dois jogadores foram os que realmente abriram as portas do clube catalão para o Brasil.

Nos próximos capítulos, você conhecerá os 35 jogadores brasileiros que ajudaram a consolidar uma relação de intercâmbio e amizade entre Barça e Brasil que já dura 86 anos. Do primeiro ao último, com dados, curiosidades e muito mais. Aguarde! 

Uma relação plena

A relação entre Barça e Brasil extrapola as fronteiras do terreno esportivo. Existem outros importantes elos de ligação entre o clube catalão e o gigante sul-americano, como por exemplo os projetos sociais através da Fundação FCB (FutbolNet), as FCBEscolas e uma infinidade de seguidores do clube através da internet e redes sociais. 

Voltar ao início