fcb.portal.reset.password

 

Nesta quarta-feira, 22 de março, às 12h (8h de Brasília), no Auditório 1899, será a apresentação do Barça Innovation Hub, tal como adiantou o presidente Josep Maria Bartomeu na conferência que ofereceu no último mês de fevereiro, no Mobile World Congress. Na ocasião, o presidente do FC Barcelona adiantou os principais pontos desse projeto pioneiro que pretende se transformar no melhor centro de conhecimento e inovação do esporte do mundo, para criar valor ao clube e a sociedade em geral.

Barça Innovation Hub (BIHUB) é um projeto que faz parte do Plano Estratégico 2015-21 e está integrado dentro da primeira das cinco linhas estratégicas, que é a excelência esportiva (as outras quatro são: implicação social, infraestruturas esportivas e Espaço Barça, marca e posicionamento global e gestão e sustentabilidade econômica).

Barça Innovation Hub é baseado no fato de que todo o conhecimento que o Clube gerou durante anos, em diferentes assuntos relacionados ao esporte e não apenas no futebol possam ser compartilhados. Com esse projeto, o FC Barcelona quer contribuir para transformar o mundo através da excelência esportiva e por meio do conhecimento e a inovação.

Cultura da excelência esportiva

O mundo do esporte adquiriu uma dimensão transversal e de grande complexidade porque integra diferentes indústrias, negócios e âmbitos de atuação. Barça Innovation Hub tem a sua origem na cultura da excelência esportiva que faz parte do Clube e que faz que não se conforme apenas em vencer, mas que também se preocupe em jogar bem e com o estilo próprio que lhe caracteriza.

Da mesma maneira, o Barça não se conforma em ser um clube esportivo e uma entidade social de relevância mundial e alcance global. Seu desejo é dar um passo adiante e ser protagonista na gestão e liderança no mundo do esporte. Quer ser uma referência no âmbito do conhecimento, da inovação esportiva e que esses conceitos façam parte da identidade do Clube e da sua singularidade.

Essa vontade também está relacionada com a necessidade de estar sempre na posição de vencer em todas as modalidades esportivas que compete e, por isso, o Clube que estar na vanguarda da pesquisa e da inovação para competir com os melhores.

Por último, o Clube também possui uma responsabilidade que deriva do fato de ser ‘Més que um Club’ e do seu compromisso social. Isso implica ir além dos seus próprios interesses e querer transformar o mundo do esporte e, graças a ele, melhorar a sociedade através do conhecimento e da Inovação. Em definitivo, quer compartilhar esse conhecimento para gerar um impacto na sociedade que vá além da prática esportiva. 

Um ecossistema para  novos produtos e serviços

Com Barça Innovation Hub, o Clube quer criar um ecossistema que impulsione o conhecimento e a inovação. Esse ecossistema é baseado em um modelo que promove a cultura da excelência, a transparência, abertura e colaboração com marcas de prestígio, universidades, centros de pesquisa, start ups, empreendedores, estudantes, esportistas, investidores e visionários ao redor mundo. 

Com isso, o FC Barcelona quer atrair talento para criar conhecimento e novos produtos e serviços, dos quais poderiam beneficiar-se esportistas, sócios, torcedores e a sociedade em geral. O Clube também valorizará o conhecimento acumulado durante três décadas relacionados com saúde, nutrição, atividade esportiva de alto rendimento, patrocínio, entorno digital e todos aqueles aspectos relacionados com esporte e seu impacto social. 

Os objetivos principais são manter a excelência esportiva e a liderança, ultrapassar os limites do conhecimento esportivo, compartilhar o conhecimento com a próxima geração de profissionais do esporte e construir o futuro da indústria esportiva. 

Barça Innovation Hub não começa do zero, mas sim conta com um conhecimento acumulado durante anos sobre diferentes âmbitos. Agora, esse conhecimento ficou organizado em cinco áreas, que são transversais e estão relacionadas:

  • Esportes de equipe
  • Rendimento esportivo
  • Serviços médicos e nutrição
  • Tecnologia
  • Ciências sociais

Todas essas áreas se desenvolvem com um ciclo que possui quatro fases de ação:

  • Incorporação de conhecimento
  • Criação do conhecimento
  • Divulgação do conhecimento
  • Inovação.

Durante o evento desta quarta-feira, o Dr. Jordi Monés, responsável pelo Barça Innovation Hub, apresentará o projeto e as diferentes áreas explicarão os casos específicos que estão sendo aplicados no Clube.

.

MAIS INFORMAÇÃO

Para mais informação, consulte o dossiê informativo clicando nesse link. Além disso, relembre que a apresentação do Barça Innovation Hub poderá ser vista por 'streaming' através do site do clube e do canal de Youtube. A partir desta tarde, haverá um 'microsite' sobre o assunto, que pode ser encontrado no www.barcainnovationhub.com

Voltar ao início
_satellite.pageBottom();