Catalanidade: O FC Barcelona é desde a sua origem uma entidade símbolo do seu país (Catalunha), comprometida com a sociedade catalã e respeitada pelos barcelonistas do resto da Espanha e do mundo. O clube projeta, com convicção e firmeza, a imagem da Catalunha em todo o planeta. O Barça defende uma Catalunha integradora, multicultural, justa e solidária. 

Universalidade: Quando o hino do clube diz "Tant se val d'on venim" (Não importa de onde somos"), expressa o espírito de uma entidade aberta a todos, que une torcedores dos cinco continentes e que explica na sua história que a metade dos seus fundadores não eram da Catalunha. O FC Barcelona tem sócios e torcidas organizadas em mais de 50 países e milhões de seguidores que demonstram a grandeza da união barcelonista. 

Compromisso Social: O Barça é um clube aberto, integrador e solidário, que busca deixar claro esses valores no dia a dia, seja com programas próprios da Fundação do clube, através de convênios com instituições internacionais como UNICEF ou colaborando com entidades locais como o Banco de Alimentos. Os projetos que se desenvolvem são tanto de caráter educativo, de incentivo às artes e à cultura, assim como o apoio comunitário e ajuda ao desenvolvimento. 

Democracia: Os sócios do clube são os seus proprietários, e decidem democraticamente as pessoas que serão os líderes da entidade. O princípio democrático é um pilar fundamental do clube e só foi interrompido pelas diversas ditaduras vividas desde a sua criação. Na atualidade, o Barça é um dos poucos grandes clubes europeus que seguem sendo administrados de forma democrática, um fato que agrega outra singularidade ao clube.