Ele foi executado pela primeira vez em 27 de novembro de 1974, antes do jogo que marcou o fim das celebrações do aniversário de 75 anos do Barça. Um coral de 3.600, regido por Oriol Martorell, reuniu-se no campo para a primeira execução pública do novo hino. A letra foi escrita por Josep Maria Espinàs e Jaume Picas e a música composta por Manuel Valls. A música se tornou popular rapidamente. Os fãs adoraram o fato de ser possível bater palmas junto com o ritmo da música e a letra descrevia perfeitamente os valores do apoio ao Barça, especialmente o espírito de receber com prazer pessoas externas à sociedade catalã, um espírito que se reflete na filiação ao clube.

Hino de 1910

Entretanto, este não é o único hino que o clube teve ao longo dos anos. O primeiro foi revelado em 25 de fevereiro de 1923, com a letra escrita por Rafael Folch i Capdevila e a música composta por Enric Morera. Ele foi executado pelo coral Orfeó Gracienc, pela primeira vez, no antigo estádio Les Corts como parte do tributo catalão de futebol a Joan Gamper. Reproduzindo a atmosfera nobre da época, a letra descrevia a relação entre “o esporte e a nação catalã”.

Hino de 1923

Mais tarde, durante o aniversário de 50 anos, Esteve Calzada escreveu a letra de um novo hino, que foi musicado por Joan Dotras. Ele foi intitulado “Barcelona, sempre amunt!” (“Sempre com o Barcelona!”) e apesar do clima político da época, foi escrito em catalão.

Hino de 1949

Em 1957, Josep Badia também fez uso do catalão na letra de um terceiro hino, “Himne a l'Estadi” (Hino ao estádio), criado para a inauguração do Camp Nou. Foi a primeira vez que a palavra “Barça” apareceu no hino do clube, que teve a música composta por Adolf Cabané.

Hino de 1957

O “El Cant del Barça” obteve tanto sucesso que todos os hinos anteriores logo foram esquecidos, inclusive o “Himne de l'Estadi”, que era a música oficial em 1974. E agora ele se tornou uma parte tão importante da tradição do clube que, mesmo 30 anos depois, ninguém acha necessário ter um novo hino. Um hino foi escrito em celebração ao centenário do clube. Chamado de “Cant del Centenari”, foi executado pela primeira vez em 22 de setembro de 1998, com a letra escrita por Ramon Solsona e a música composta por Antoni Ros Marbà. Porém, estava claro desde o início que a música só seria usada no contexto de tais celebrações.

Hino de 1974 (o hino atual)

Hino do Centenário