Ronaldinho, o craque brasileiro que mudou a história do Barça | Arquivo FCB


Xavi Hernández

Xavi (Terrassa, Barcelona, 1980) é, com os números na mão, o melhor jogador da história do futebol espanhol. Formado nas categorias de base do FC Barcelona, representou à perfeição os melhores valores do clube. Era um maestro,  jogava com o mapa do campo na cabeça, tinha uma visão de jogo extraordinária e uma grande capacidade de controlar os espaços e os tempos da partida.

Mais informação* 

(*Todas as informações adicionais estão em espanhol)

Victor Valdés

Valdés (L'Hospitalet de Llobregat, 1982) foi titular do Barça durante 12 temporadas. É considerado, ao lado de Ramallets, como o grande camisa 1 da história do FC Barcelona. Disputou um total de 602 partidas como jogador culé. 

Mais informação

Carles Puyol

Puyol (La Pobla de Segur, Lleida, 1978) foi um dos jogadores mais importantes da história do Barça. Força, entrega, coração e amor ao clube foram suas principais características e durante muitos anos foi um atleta imprescindível para a defesa do Barça. Quando se aposentou, na temporada 2013/14, há muitos anos já era um ídolo da torcida culé. 

Mais informação

Samuel Eto'o

Eto’o ficou conhecido na história do Barça como “O Leão Indomável”, o atacante que nunca se rendia. Ele foi o ‘homem-gol’ do clube catalão durante cinco temporadas e, a série de títulos conquistada nessa etapa foi, em grande parte, graças aos gols decisivos que marcou.

Mais informação

Anderson Luis de Souza ‘Deco’

Apesar de ter nascido no Brasil (Sao Bernardo, 27-08-1977), Deco fez o seu nome como jogador em Portugal, antes de vir ao FC Barcelona. O técnico do FC Barcelona na época, Frank Rijkaard, afirmou que Deco era o barômetro da equipe.

Mais informação

Ronaldo de Assís Moreira ‘Ronaldinho’

O atacante brasileiro nasceu em Porto Alegre, em 1980. Nas suas cinco temporadas no FC Barcelona se transformou num dos maiores jogadores da história e contribuiu de forma decisiva para as conquistas de duas Ligas Espanholas e uma Champions League.

Mais informação

Vitor Borba Ferreira 'Rivaldo'

Rivaldo (Nascido em Recife, Brasil, em 1972) foi contratado do Deportivo la Coruña no começo da temporada 1997-98 para substituir o seu compatriota Ronaldo, que tinha saído para o Inter de Milão após um ano excepcional na Catalunha. Em Barcelona, Rivaldo se tornou um dos maiores craques do futebol mundial e marcou o gol mais bonito da história do clube, eleito por votação popular.

Mais informação

Ronaldo Luiz Nazario

Nascido no Rio de Janeiro, em 1976, Ronaldo chegou ao FC Barcelona em 1996, diretamente do PSV Eindhoven, com fama de goleador excepcional e de muito futuro. No Barça, só ficou uma temporada. Tempo suficiente para ser eleito o melhor jogador do mundo e viver a temporada mais goleadora da carreira.

Mais informação

Luis Enrique Martínez

O popular ‘Lucho' (Nascido em Gijón, em 1970) veio para o FC Barcelona no verão de 1996 após ter jogado cinco temporadas no Real Madri.

Mais informação

Sergi Barjuan

Foi titular indiscutível na lateral desde o início até o final da sua carreira como jogador do FC Barcelona, na temporada 2001/02. 

Mais informação 

Romário de Souza

Nascido em Rio de Janeiro, em 1966, Romário veio ao FC Barcelona em 1993, proveniente do PSV Eindhoven. No Barça, encantou o mundo com gols incríveis e apresentações individuais históricas.

Mais informação

Hristo Stoichkov

Hristo Stoichkov nasceu em Plovdiv (Bulgária), em 1966. Ele deixou o CSKA Sofia para chegar ao Barça em 1990, onde permaneceu até 1998 - com exceção da temporada 1995-96, quando jogou pelo Parma, da Itália. Stoichkov é considerado um dos craques do histórico ‘Dream Team’ do FC Barcelona.

Mais informação

Josep Guardiola

'Pep' Guardiola nasceu na cidade de Santpedor (Catalunha), em 1971. É considerado um dos melhores jogadores formados nas categoria de base do FC Barcelona. No início dos anos 90, apesar da pouca idade, conseguiu ser titular e ganhou títulos no famoso ´Dream Team´ do Barça.

Mais informação

Ronald Koeman

O holandês Ronald 'Tintin' Koeman é parte fundamental da história do FC Barcelona. A primeira Liga dos Campeões da Europa conquistada pelo Barça foi graças a um gol dele, de falta, contra a Sampdoria, em Wembley.

Mais informação

Aitor Beguiristain 'Txiki'

Aitor Begiristain nasceu em Olaberria (Espanha), em 1964. Popularmente conhecido como 'Txiki', foi outro membro legendário do ‘ Dream Team’ do FC Barcelona.

Mais informação

Guillermo Amor

Nascido na cidade de Benidorm (Espanha) em 1967, Amor foi um dos jogadores mais importantes de toda a história do FC Barcelona. É terceiro atleta com maior número de jogos com a camisa do Barça (550), atrás somente de Migueli e Rexach.

Mais informação

Michael Laudrup

O dinamarquês 'Michelino' Laudrup foi o grande artista do Dream Team. Um atacante criativo e tão elegante que os torcedores muitas vezes diziam que era o tipo de craque que podia jogar de terno.

Mais informação 

José Mari Bakero

Bakero, o incansável meio-de-campo do ‘ Dream Team’, nasceu em Goizueta (Navarra), em 1963. Ele seré sempre lembrado pelo gol crucial que marcou contra o Kaiserslautern, na Copa da Europa 1991/92.

Mais informação

Andoni Zubizarreta

Zubizarreta nasceu em Vitoria (Espanha), em 1961 e foi um dos maiores goleiros da história do FC Barcelona e também do futebol espanhol.

Mais informação

Diego Armando Maradona

Nascido em Lanús (Argentina) em 1960, Maradona é considerado o melhor jogador do mundo dos anos 80 e um dos maiores de todos os tempos.

Mais informação

Francisco Javier González Urruticoechea 'Urruti'

O inesquecível Urruti (San Sebastián, 1952 – Barcelona, 2001) é um dos maiores goleiros da história do clube e foi a figura principal na conquista da Liga Espanhola 1984/85.

Mais informação

Bernd Schuster

Schuster nasceu em Augsburgo (Alemanha), em 1959. Meio-campo de uma qualidade excepcional, foi o motor do Barça durante aproximadamente toda a década de 80.

More informação

Enrique Castro, 'Quini'

Quini foi a personalização do goleador por excelência. Nascido em Oviedo (Espanha), em 1949, também era popularmente conhecido como ‘O Bruxo’, ‘ Quinocho’ e ‘Quinigol’. Foi um dos melhores atacantes do futebol europeu do seu tempo.

Mais informação

José Ramón Alexanko

Conhecido popularmente por “Talín”, José Ramón Alexanco (País Basco, 1956) chegou ao Barça em 1980 procedente do Athletic de Bilbao como uma contratação estrela na época. 

Mais informação

Francisco José Carrasco

Na sua época, nos anos 80, foi considerado um dos melhores pontas da Europa. O ‘Lobo’ Carrasco é um dos jogadores da história recente do FC Barcelona que deixou boas lembranças ao torcedor culé.

Mais informação

Hans Krankl

Nascido em Viena (Áustria), em 1953, Krankl estrou para a história do Barça como um dos melhores atacantes que o clube já teve. Além disso, sempre será lembrado como um dos jogadores mais queridos pela torcida azul-grená.

Mais informação

Johan Neeskens

Nascido em Heemsted (Holanda), em 1951, chegou a Barcelona em 1974 proveniente do Ajax, para formar um grande dupla com seu compatriota Johan Cruyff

Mais informação

Miguel Bernardo Bianquetti 'Migueli'

O ‘Tarzan’ Migueli (nascido em Ceuta, Espanha, em 1951) ocupa um lugar privilegiado na história do clube. É o jogador que mais vez vestiu a camisa do Barça (664 vezes) e também é considerado um dos melhores zagueiros centrais que já defenderam as cores do FC Barcelona.

Mais informação

Johan Cruyff

Nascido em Amsterdã (Holanda), em 1947, o holandês Johan Cruyff é considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos do futebol mundial e na sua época era considerado o ´Nº 1´.

Mais informação

Joan Manuel Asensi

Um dos jogadores mais emblemáticos do Barça na década de 70. Nascido em Alicante, em 1949, Asensi foi um meio-campo batalhador, o verdadeiro pulmão de um grande time. Também era um exímio finalizador, tanto com a perna esquerda como com a cabeça.

Mais informação

Antoni Torres

Antoni Torres (Balaguer, 1943 - Barcelona, 2003) foi um zagueiro central disciplinado e eficiente. Também jogava como lateral-direito e conseguiu ser titular quase indiscutível do Barça durante mais de uma década.

Mais informação

Carles Rexach

Nascido em Barcelona, em 1947, Charly (também conhecido como ‘O garoto de Pedralbes’) é praticamente uma instituição no FC Barcelona, onde passou praticamente toda a sua carreira esportiva.

Mais informação

Francisco Fernández 'Gallego'

Chegou ao Barça com apenas 20 anos e defendeu as cores do clube durante 11 temporadas. Nesse período, seu nome acabou sendo sinônimo de força e contundência graças ao seu grande físico. 

Mais informação

Joaquim Rifé

'Quimet' Rifé nasceu em Barcelona, em 1942. Foi um dos jogadores que mais vezes vestiu a camisa do Barça. Um total de 535 partidas jogadas como culé fazem parte do seu impressionante currículo.

Mais informação  

Josep Maria Fusté

Conhecido como a 'Lebre de Linyola' pela sua rapidez, é lembrado como um dos maiores craques da história do Barça. 

Mais informação

Eladio Silvestre

Nascido em Sabadell em 1940, Eladio entrou para a história do Barça como um zagueiro forte e rígido, daqueles que marcam o rival com muito vigor e precisão. 

Mais informação

Julio César Benítez

Julio César Benítez (Montevidéu, Uruguai, 1940 - Barcelona, 1968) foi um dos melhores zagueiros que o Barça teve em toda a sua história.

Mais informação

Jesús María Pereda

Foi um dos grandes jogadores da história do Barça, dono de uma excelente qualidade técnica. Era conhecido por todos como ‘Chus’, mas seus companheiros lhe chamavam de ‘Polvorinha’, por seu temperamento dentro de campo. 

Mais informação

Salvador Sadurní

Sadurni (Nascido em L'Arboç, Catalunha, em 1941), considerado o sucessor do lendário goleiro Ramallets, sempre teve uma grande concorrência pela posição, primeiro com Pesudo e depois com Reina.

Mais informação

Sandor Kocsis

Conhecido como “Cabeça de Ouro” pelas suas incríveis finalizações de cabeça, Kocsis (Budapeste, Hungria, 1929 - Barcelona, 1979) escapou da Hungria em 1956, depois da invasão soviética ao seu país, quando ele já era uma estrela conhecida no seu tempo.

Mais informação

Evaristo de Macedo

Nascido no Rio de Janeiro (Brasil), em 1933, Evaristo de Macedo é considerado até hoje um dos melhores estrangeiros já contratados pelo FC Barcelona e um goleador fora de série. É até hoje o maior artilheiro brasileiro do FC Barcelona, com 178 gols em 226 jogos. 

Mais informação

Ferran Olivella

Olivella nasceu em Barcelona, em 1936. Foi um dos grandes capitães da história do clube e um dos atletas que vai vezes atuou com a camisa do Barça, com um total redondo de 500 jogos no currículo.

Mais informação

Eulogio Martínez

Eulogio Martínez (Assunção, Paraguai, 1935 – Calella, Catalunha, 1984) foi um dos maiores goleadores da história do Barça, com 168 gols em 225 aparições com a camiseta culé..

Mais informação

Luís Suárez

Luís Suárez (nascido em La Coruña, em 1935) é até hoje o único jogador espanhol que conseguiu ganhar a ‘Bola de Ouro’ do futebol europeu. Foi um jogador chave no Barcelona na segunda metade dos anos 50, mas deixou a equipe no auge da carreira e sua consagração definitiva ocorreu fora do Barça.

Mais informação

Ramón Villaverde

Foi um dos jogadores sul-americanos mais importantes da história do Barça. Chegou procedente do Milionários de Bogotá (Colômbia), onde tinha feito uma dupla mágica com Alfredo Di Stéfano. 

Mais informação

Sigfrid Gràcia

Gràcia (Gava, 1932 – Barcelona, 2005) foi formado nas categorias de base do Barça. Seu estilo de jogo se destacou pela sua extraordinária capacidade de sacrifício dentro de campo.

Mais informação

Ladislao Kubala

Uma figura mítica do FC Barcelona. Kubala (Budapeste, Hungria, 1927 – Barcelona, 2002) foi contratado pelo clube catalão em junho de 1950, quando chegou a Cidade Condal com um grupo de jogadores refugiados dos países do leste europeu. Possui uma estátua no Camp Nou em homenagem aos serviços prestados ao Barça.

Mais informação

Gustau Biosca

Gustavo Biosca é um dos melhores zagueiros centrais da história do Barça. Formado nas categorias de base do Clube, chegou ao time profissional em 1950. 

Mais informação

Joan Segarra

Conhecido como ‘O grande capitão”, Segarra (Barcelona, 1927 - Taradell, 2008) foi um dos jogadores mais carismáticos da história do FC Barcelona.

Mais informação

Antoni Ramallets

Antonio Ramallets nasceu em Barcelona, em 1924. Foi um dos melhores goleiros da história do Barça, do futebol espanhol e da Europa.

Mais informação

Estanislau Basora

Nascido na Colônia Valls (Barcelona), em 1926, Basora é considerado um dos melhores extremos da história do futebol espanhol.

Mais informação

Gonzalvo III

Marià Gonzalvo (Mollet del Vallès, 1922 - Barcelona, 2007), conhecido como Gonzalvo III, é considerado um dos melhores jogadores que já vestiram a camisa azul-grená. Teve outros dois irmãos que também jogaram no FC Barcelona.

Mais informação

Josep Seguer

Começou como meia e nessa posição conquistou dois títulos na década dos anos 40. Nasceu em Parets del Vallès (Catalunha), em 1923 e dedicou toda a sua vida ao FC Barcelona.

Mais informação 

César Rodríguez

Um dos melhores jogadores da história do FC Barcelona. Um centroavante nato, com uma capacidade goleadora extraordinária e famoso por seus remates de cabeça. César (León 1920 – Barcelona 1995) é o quarto maior artilheiro do clube, atrás somente de Alcántara, Samitier e Messi. Foi o máximo artilheiro da temporada 1947/48 da Liga Espanhola, com 27 gols em 24 partidas. Também foi três vezes o vice-artilheiro da Liga e, durante sete anos (de 1944 a 1951), foi o principal goleador do Barça na temporada. Foi peça-chave no lendário ataque culé do início dos anos 50, formado por: Basora, César, Kubala, Moreno e Manchón.

Mais informação

Mariano Martín

Conhecido como ‘A fúria da área’, Mariano Martín (Dueñas, 1919 – Barcelona, 1998) foi um dos maiores goleadores que o FC Barcelona já teve, fato comprovado pela sua impressionante média de mais de um gol por partida.

Mais informação   

Josep Valle

Foi um extremo ambidestro que tinha grandes qualidades técnicas, muita velocidade e uma finalização precisa. 

Mais informação

Francesc Calvet

Francesc Calvet foi um dos integrantes do lendário Barça das Cinco Copas, da temporada 1951/52. É considerado um dos melhores laterais da história do clube. 

Mais informação

Josep Escolà

Escolà (Barcelona 1914 – 1998) era considerado um cavalheiro do futebol. Foi um atacante admirado pelo seu jogo limpo e pela capacidade de marcar gols. No total, marcou 223 com a camisa do Barça. Seu apelido era ‘Catedrático’ .

Mais informação

Martí Ventolrà

É considerado um dos melhores extremos da história do Barça. Ventolrà (Barcelona, 1906 – Mexico City, 1977) foi uma das grandes estrelas do clube na década de 30.

Mais informação

Ángel Arocha

Com 215 gols em 207 jogos, Ángel Arocha (Santa Cruz de Tenerife, 1907 - frente del Ebro, 1938) é um dos maiores goleadores da história do Barça. Faleceu na sangrenta batalha do Ebro, durante a Guerra Civil Espanhola, com apenas 31 anos. 

Mais informação

Ferenc Platko

Platko (Budapeste, Hungria, 1898 – Santiago, Chile, 1983) foi contratado em 1923 com a difícil missão de fazer a torcida culé esquecer o mítico goleiro Ricardo Zamora. Foi um dos pilares da ‘Idade de Ouro’ do clube.

Mais informação

Vicenç Piera

Conhecido pelo apelido de ‘A Bruxa’, Piera (Barcelona 1903-1960) nasceu no bairro barcelonês de Sants e foi um dos melhores extremos do futebol espanhol.

Mais informação

Josep Samitier

É considerado o jogador mais emblemático da história do FC Barcelona e o melhor atacante da seu tempo. Josep Samitier (Barcelona 1902 - 1972) liderou o formidável Barça da ‘ Idade de Ouro’ dos anos 20.

Mais informação

Agustí Sancho

Foi um meia de grande qualidades físicas. Forte e resistente, era um marcador incansável e implacável no jogo aéreo. 

Mais informação

Emili Sagi-Barba

Filho de pais catalães, Emili Sagi (Bolívar, Argentina, 1900 - Barcelona, 1951) nasceu na Argentina e é considerado um dos melhores jogadores que o clube teve antes da Guerra Civil. 

Mais informação

Ramon Torralba Larraz

Era popularmente conhecido como ‘O Velho' pela sua longa trajetória no Barça. Ramon Torralba (Ardisa, Zaragoza, 1887 –México, 1986) é um dos mitos da história do FC Barcelona pela sua fidelidade ao clube durante 14 temporadas.

Mais informação

Paulino Alcántara

Paulino Alcántara (Iloilo, Filipinas, 1896 – Barcelona, 1964) é o segundo maior goleador da história do clube, com 369 gols em 357 partidas.

Mais informação

Carles Comamala

Carles Comamala (Madri, 1887 – Barcelona, 1976) era amigo pessoal de Gamper e o real sucessor do suíço no ataque do Barça quando ele se aposentou em 1903. Um fato confirmado pela sua impressionante média de gols.

Mais informação

Joan Gamper

Fundou o FC Barcelona no dia 29 de novembro de 1899. Foi cinco vezes presidente do clube entre 1908 e 1925. Joan Gamper (Winterthur, Suiza, 1877 - Barcelona 1930) entrou para a história como a primeira grande estrela que o Barça já teve.

Mais informação